Sem Pedantismo, mas Conhecer um Pouco de Tudo

 Sem Pedantismo, mas Conhecer um Pouco de Tudo

Bom, eu tinha noção de teogonia, mas havia estudado em 2004 algo do tipo. Dei uma relida e li sobre cosmogonia. A minha é cristã-judaica. Eu creio que o Deus da Criação existe independente de mim ter fé e Ele pode tudo. Ele Reina acima de tudo. Segue trecho de um site:

Cosmogonia refere-se ao estudo ou relato da origem e desenvolvimento do universo ou de um sistema particular de criação. Engloba várias narrativas, mitos e teorias científicas que tentam explicar como o cosmos e tudo dentro dele vieram a existir.

Cosmogonia no Cristianismo

A cosmogonia cristã alinha-se em grande parte com a narrativa judaica no Livro do Gênesis, mas é interpretada através do Novo Testamento. Os cristãos acreditam que Deus criou o mundo ex nihilo (do nada) e que Jesus Cristo, como o Logos (Verbo), desempenhou um papel fundamental na criação. Essa crença sublinha a doutrina da Trindade e a unidade do Pai, Filho e Espírito Santo no ato criativo. A história da criação no Cristianismo também prepara o cenário para a narrativa da queda e redenção humana, central na teologia cristã.


Cosmogonia no Judaísmo

A cosmogonia judaica é principalmente derivada do Livro do Gênesis na Bíblia Hebraica. A narrativa da criação descreve como Deus criou o mundo em seis dias, começando com a luz e as trevas, seguido pelo céu, terra, mares, vegetação, corpos celestes, animais e, finalmente, humanos. No sétimo dia, Deus descansou, santificando-o como um dia de descanso. Esse relato enfatiza a onipotência e intencionalidade de uma única divindade soberana que traz ordem e propósito ao universo por meio de comando divino.

Fonte: https://www.suapesquisa.com/o_que_e/cosmogonia.htm

Acesso: 21/02/2025

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a Pesquisa: Origem de Vozes

Sobre o Mapa de Acesso

Contato com o FBI/EUA