FireWall do Linux
FireWall do Linux
Bom, meu nobre leitor ou leitora. Tudo bem? Talvez, o senhor usa Windows, mas prefiro Linux e evitar pirataria. Há uma coisa chamada de FireWall. Para que ele serve? Controlar tráfego de entrada e saída do computador. O meu estava em modo escritório, mas coloquei em início. Aproveite e pesquise no seu Windows sobre o assunto e ative para seu PC ou Notebook para garantir segurança. Segue captura de tela:
Sim, a imagem prova que o firewall do Linux está ligado.
Aqui vai a explicação detalhada com base no que aparece na captura de tela:
- O interruptor "Estado:" está ativado (o botão está na posição "ligado", com o fundo verde/branco típico de ativado em interfaces GTK).
- O ícone do escudo à direita está colorido (com as cores verde, branco e vermelho), o que indica que o firewall está ativo. Em ferramentas como essa, o ícone fica cinza quando desligado e colorido quando ligado.
- Na parte inferior da janela, há a mensagem clara: "Firewall habilitado".
Essa interface é do GUFW (Graphical Uncomplicated FireWall), uma ferramenta gráfica simples para gerenciar o UFW (Uncomplicated Firewall) no Ubuntu e outras distribuições baseadas em Debian. O texto "Primeiros passos" e a descrição em português confirmam que se trata da tela inicial do GUFW em português, onde ele explica o básico e mostra explicitamente que o firewall está habilitado.
As configurações mostradas (Perfil: Início, Entrada: Recusar, Saída: Permitir) são as padrão seguras do UFW quando ativado: bloqueia conexões de entrada não autorizadas e permite saídas.
Portanto, sim, o firewall está definitivamente ligado nessa máquina.

Comentários
Postar um comentário
Olá! A paz do bom e justo Deus. É um blog de pesquisa sobre vozes ocasionais e constantes, mas caso tenha dúvidas. Poste no comentário. Não responda nada com dúvidas. Sua ajuda é bem-vinda! Grato.